Pular para o conteúdo

Case de obra – Solo Grampeado e Concreto Projetado

erviço de recuperação de Talude

Neste Case de Obra falar-se-á sobre o trabalho executado em um talude próximo a uma rodovia. No presente estudo foram utilizadas as técnicas de Solo Grampeado e posterior projeção de concreto como acabamento final. A fim de se promover estabilidade ao talude.

Primeiramente, foi realizada a limpeza e acerto manual de todo o talude. Com o objetivo de retirar blocos de rochas soltas ou instáveis, além de material orgânico – como as gramíneas. Tal processo tem, por finalidade, facilitar a correta locação dos furos. E que serão realizados de acordo com o especificado em projeto, em seguida, inicia-se a técnica de solo grampeado.

Locação dos furos, para posterior uso da Perfuratriz

Para isso, é feita a locação dos pontos conforme planejado. E posteriormente, realizam-se as perfurações com a perfuratriz, para a execução dos chumbadores. Neste case, os furos no solo foram realizados com inclinação de 15° e diâmetro de 75 mm. Por processo rotopercussivo ou rotativo, conforme exigido em projeto.

Perfuratriz realizando os furos, para posterior aplicação dos grampos

Os grampos utilizados no processo tiveram cobertura anticorrosiva e acessórios centralizadores. Após a execução dos furos, os grampos/chumbadores foram inseridos nos mesmos. E, em seguida, realizou-se a injeção de calda de cimento, com proporção de água e cimento de 0,5.

A calda de cimento, por sua vez, consiste na mistura de água e cimento (a qual foi realizada anteriormente). Com auxílio de equipamento: turbo misturador horizontal – na proporção solicitada. Tal processo consiste na injeção da mistura através de hastes acopladas ao tubo de injeção. E pressurizada por bomba de injeção de natas e argamassas.

Neste procedimento, controlou-se a pressão e a vazão da calda de cimento utilizando o manômetro. Utilizado para medição da pressão, e baldes graduados para aferição do volume. Esse processo foi realizado de forma contínua até o preenchimento por completo dos chumbadores.

Após todos os grampos inseridos e injetados com a calda de cimento, prosseguiu-se à próxima etapa: projeção de concreto. A qual é ideal para lugares com difícil acesso e com grande extensão de área. Principalmente quando a forma tradicional, é inviável devido à exigência de projeto. A projeção de concreto é rápida, trazendo maior segurança e estabilidade ao talude, uma vez que possui consistência pastosa. Lançado através de um sistema de ar comprimido, a projeção forma uma camada sobre a superfície que deseja tratamento.

Estabilidade ao talude

Essa técnica pode ser utilizada de duas formas: a via úmida e a via seca. Cada um desses métodos possui características dos materiais e equipamentos próprios.

Neste Case de Obra, optou-se pela a utilização da via úmida. Pois, suas características adaptaram mais ao resultado esperado e tempo de execução. A projeção de concreto por via úmida confere um menor desperdício e maior agilidade no seu lançamento. Mais econômico se comparado à via seca, e com maior agilidade.

Outras vantagens na utilização da via úmida são: menor exigência de equipamentos no local de trabalho (mesmos equipamentos). Possibilidade de misturar o concretovia usina. No qual, garantem maior confiança no resultado final do concreto, principalmente em relação a sua resistência.

Além disso, possui acabamento mais homogêneo, trazendo aspecto estético. E, também, possibilita uma menor formação de poeiras, garantindo um ambiente de trabalho mais limpo e de qualidade.

A aplicação do concreto foi realizada através de movimentos contínuos, dirigidos à superfície a ser tratada, ortogonalmente. Através de distâncias que variavam entre 0,5m a 1,0m, as projeções foram realizadas em etapas. De acordo com o exigido no projeto, para colocação de telas nos intervalos das projeções.

O jateamento realizado no talude respeitou a espessura indicada no planejamento. Por meio de bomba projetora de acionamento pneumático e elétrico. Entre as camadas de concreto, realizou-se a aplicação de tela metálica soldada tipo Gerdau Q196. Fixada no paramento por meio de grampos com diâmetro de 16mm, que foram cravados no talude por percussão.

Projeção de concreto, após a colocação das telas.

Em seguida, após a finalização de todas as etapas necessárias para a conclusão da projeção de concreto, foi realizada a cura do concreto. Esta, por conseguinte, se faz necessária devido à grande exposição atmosférica. Principalmente com a incidência solar e de ventos. Os quais fazem com que a água presente no concreto evapore rapidamente – ocasionando fissuras no concreto. Sendo assim, foram tomados cuidados especiais na umidificação do concreto.

Em todas as obras de Solo Grampeado são necessárias à instalação de drenos. Estes são responsáveis por retirar a água que percolam nos taludes, diminuindo os esforços na estrutura. No projeto, especificou-se a instalação de barbacãs. Para tanto, foram realizado os furos das cavidades, posteriormente preenchidos com material arenoso e instalação de tubo PVC. Que foram revestidos com manta geotêxtil ou tela de nylon. Além das instalações de Drenos Horizontais Profundos (DHP).

Compartilhe